Pitch




Olá, nós somos a C2C e acreditamos ter desenvolvido a tecnologia que irá revolucionar o mercado de 80 mil milhões de € das baterias elétricas. Esta tecnologia foi desenvolvida no âmbito de um programa de investigação no IST e foi recentemente premiada pela Sociedade Portuguesa de Materiais. Já patenteamos esta tecnologia em Portugal e neste momento foi aprovado pelo IST o apoio para o patenteamento europeu. 

 A nossa geração vive a maior revolução tecnológica de sempre e com esta desenvolve-se uma enorme necessidade de armazenar energia elétrica. As baterias têm colmatado essa necessidade mas ainda que tenham sofrido grandes evoluções tecnologias, não superaram as suas maiores desvantagens que são o seu longo tempo de carga e o baixo número de ciclos de vida. Hoje em dia existem no mercado dois tipos de dispositivos que armazenam energia elétrica: As tão conhecidas baterias que se distinguem por armazenar grandes quantidades de energia e, embora menos conhecidos, os supercondensadores que se distinguem por possuírem elevada potencia. 

A Charge 2 Change assume o papel de Game Changer ao juntar o melhor de dois mundos desenvolvendo um supercondensador que consegue combinar elevada potencia e energia, resultando uma SuperBateria de baixo custo, com elevada durabilidade e capaz de ser carregada em muito pouco tempo. Através de um processo simplificado de electrodeposição química, conseguimos desenvolver um novo tipo de supercondensador de Cobalto e de Níquel. Quando comparado com o supercondensador de carbono, este processo de produção permite obter um produto final significativamente mais barato e, além disso, detém de duas vezes maior capacidade de armazenar energia abrindo, assim, um novo leque de aplicações. 

A nossa empresa tem como Target construtores de Supercondensadores, de veículos elétricos e dispositivos electrónicos em regime de Co-creation. Os passos necessários para a valorização económica deste produto passam inicialmente por realizar um scale up e, estudar o design industrial que melhor serve o propósito deste produto, optimizando o seu volume, peso e usabilidade. O nosso objectivo não passa obrigatoriamente pela criação de uma fábrica para a produção supercondensadores C2C, mas sim em criar parcerias com grandes fabricantes de supercondensadores para produzir o nosso produto que será vendido diretamente a construtores de componentes elétricos. 

 Relativamente aos supercondensadores de carbono existentes no mercado, esta tecnologia é bastante atrativa por 2 grandes motivos: (i) baixo custo e facilidade de produção, (ii) maior capacidade de armazenar energia. Consideramos por isso que o potencial de aplicação desta tecnologia é enorme porque para além de competir com o mercado de supercondensadores, com potencial de crescimento de 200% até 2019 de acordo com os mais recentes relatórios tecnológicos, poderá também competir com o mercado das baterias convencionais de lítio ou chumbo devido à quantidade de energia que consegue armazenar. 

A nossa equipa é formada por quatro elementos multi-disciplinares com formação em engenharia pelo Instituto Superior Técnico (IST). Além disso, contamos com a colaboração directa de um quadro de professores do IST que coordenaram este projeto de investigação. Acreditamos por isso ter uma equipa sólida e com o know how necessário para levar esta ideia para a frente. 

 Para mais informação, podem contactar-nos por email: ep13equipa47@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário